Depressão pós parto
A Depressão Pós Parto é uma doença que acomete em torno de 25% das mulheres brasileiras em seu pós parto e tem sido considerada um problema de saúde pública, pela elevada prevalência.
Os sintomas tem início geralmente de 4 a 6 semanas após o nascimento do bebê.
Os sintomas mais comuns são crises de choro frequentes, alterações do sono, cansaço excessivo, desânimo…
importante aqui não confundirmos com o baby blues o qual já abordamos em post anterior.
O tratamento requer psicoterapia e na grande maioria dos casos associado a medicamentos através dos profissionais de psiquiatria.
Estudos indicam q as mães que apresentam depressão pós parto podem comprometer-se com o vínculo afetivo mãe/bebê e na sua relação conjugal e social.
A interação do bebê com o mundo é facilitada pela mãe e caso esteja nessas condições há pouco ânimo e energia para maternar e estimular o bebê com brincadeiras, havendo pouca interação é comprometido o relacionamento social e cognitivo do bebê também.
Existem os casos mais graves de depressão, que podem haver rejeição para com o filho.
Por isso…
O suporte no pós parto (apoio familiar, do companheiro, de amigos e até grupo de mães) são importantes para amenizar os sintomas e quem sabe evitar consequências mais agravadas 😉 outra forma que também contribui para amenizar tais sintomas é a prática de atividade física, passeio ao ar livre…
A depressão pós parto não é uma fraqueza, então não se culpe e fique atenta caso apresente os sintomas, deve solicitar auxílio a sua rede de apoio e/ou aos profissionais de saúde para iniciar o tratamento imediatamente e de forma correta, para que assim tenha um pós parto mais saudável e possa desfrutar das fases do seu bebê com mais tranquilidade.