Como incentivar a criatividade das crianças
Incentivar a criatividade das crianças é uma tarefa fácil, pois nessa fase eles já manifestam de forma natural a imaginação, necessitando apenas de direcionamentos para desenvolver com mais precisão.
Mas o que a criança ganha com esse estímulo?
Muitos são os benefícios:
habilidades na comunicação, independência, empatia, concentração, memória, inteligência entre outros.
Pesquisas afirmam que o maior incentivador ao aprendizado é o estímulo do ambiente, aquele apresentado pelos pais e a vivência com as outras pessoas que convivem com a criança.
Em entrevista dada a Revista Crescer o pesquisador Max Rartinger afirma que “Antes de inovar, é preciso conhecer e testar o que já existe.
Fomos criados em uma cultura que acredita que a experiência é ruim e a certeza é boa, mas na verdade é o contrário”, afirma o educador e doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e diretor do Instituto Criar, em Porto Alegre (RS).
Dicas para incentivar a criatividade das crianças:
♦️Incentive a leitura. Além de desenvolver a criatividade, aumenta a imaginação e trabalha as emoções, auxiliando também nas habilidades de comunicação;
♦️Elogie a criança sempre que trouxer alguma questão nova ou uma nova atividade realizada por ela. A autoestima é essencial para impulsionar a outras criações;
♦️Estimule a coragem para fortalecer a autoconfiança;
♦️Proporcione um ambiente estimulante, contato com a natureza, bem como o uso de materiais que possa estar realizando criações (papel, lápis de cor, massinha de modelar, tintas, instrumentos musicais).
♦️Crie situações que trabalhem os estímulos visuais, táteis e auditivos, explorando a capacidade de criação de todas as formas.
☑️A criatividade estimulada na infância também amplia a possibilidade de a criança ingressar no ensino superior, de criar amizades mais sólidas, de engajar em trabalhos voluntários entre outros.
Então, vamos colocar em prática com os pequenos?
Texto: @psicomaes
Luciane Matos CRP 12/10310
Deise Braga CRP 12/10414