Dica da sexta: Filme: Divertidamente
O que podemos aprender com esse filme?
O grande ensinamento do filme diz respeito a importância das emoções:
“Todas as emoções importam”, de certa forma todos temos o desejo de permanecermos felizes o tempo todo e nomeamos alguns sentimentos como negativos, sem perceber que precisamos deles para sobreviver.
Boas coisas também podem surgir das emoções consideradas negativas, isso porque elas são capazes de nos fazer refletir sobre nossos medos e nossos erros e assim impulsionar transformações importantes.
Os personagens Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho nos deixam lições bem importantes.
🔹O medo nos protege do perigo, se não sentirmos medo não evitamos determinados perigos.
Converse com teu filho sobre o que lhe causa medo, quais são situações que normalmente geram medo e são naturais e quais podemos vivenciar sem senti-lo.
Ele também pode acarretar ansiedade e constrangimento..
🔸A raiva nos faz lutar pelo que queremos, também está relacionado a conquista de espaço, limite, força diante de possíveis injustiças ou invasões de limites físico e emocionais.
Tente dar exemplos da tua vivência do que lhe causa raiva e de como você trabalha com tal sentimento, porque opostamente pode gerar impulsividade, revolta, agressividade dirigida (contra o outro ou contra si) diante de situações frustrantes…
🔹O nojo ou aversão nos afasta daquilo que pode nos causar algum mal.
No filme traz exemplos de comida estragada, dependendo da forma como interpreta as situações em conjunto com as outras emoções, é responsável pela aceitação – de comida, experiências sociais – ou rejeição.
Deixe claro que é diferente de não gostar de algum alimento, mas de quando algo pode fazer mal ao organismo, no filme evita que a Riley se envenene física e socialmente.
🔸A Tristeza, que quando é aceita e compreendida, auxilia na introspeção, nos possibilita entender o que “queremos/gostamos” e o que não nos faz bem, nos faz permite valorizar momentos e situações.
Porém, quando não elaborada, é caracterizada pelo negativismo, culpa, passividade e impotência.
🔹E por fim Alegria, que pode representar bem-estar, disposição, positividade, extroversão.