Como evitar crise conjugal com a chegada de um filho?
Cada casal tem uma forma de conduzir a sua relação, com hábitos construídos, formas de pensar e prioridades.
É natural após a chegada dos filhos essa relação sofrer transformações, afinal (de 2 somamos em mais), modificando esses hábitos que antes eram vivenciados.
Esse processo de adaptação pode ser desconfortável, comprometendo o dia a dia do casal e diante disso, há uma grande porcentagem de separações no primeiro ano de vida da criança.
Algumas razões básicas como:
A chegada do bebê ser uma novidade e a atenção dos pais estarem voltadas e focadas a ele (em especial a atenção da mãe de quem o neném naturalmente é mais dependente inicialmente) ;
Privação do sono;
Esgotamento físico e mental;
Questões financeiras;
Falta de tempo para o casal;
Falta de comunicação, entre outros.
✔️É importante ter a percepção de que o novo membro da família irá participar de um bom espaço da vida dos dois, afinal, todos estarão caminhando juntos, pois se formou uma família, mas que é necessário dentro dessa adaptação, com o tempo, organizar atividades que agreguem em momentos para o casal se reencontrar e descobrir os benefícios que a maternidade e a paternidade trouxe e contribuiu.
✔️Você pode acionar a sua rede de apoio para ter um momento a sós para dialogar, jantar a 2, ou fazer alguma atividade com o parceiro para o fortalecimento da relação.
🔴Lembre-se de que a reorganização familiar pode levar um certo tempo.
Portanto, permita-se vivencia-la.
E que sendo um processo familiar, o casal através do diálogo, objetivos claros, compreensão e companheirismo conseguirá adaptar-se a essa nova configuração familiar e principalmente viver as delícias de cada etapa.
Texto: @psicomaes
Luciane Matos CRP 12/10310
Deise Braga CRP 12/10424