6 Dicas valiosas para o desfralde.
O desfralde é sempre causador de muitas dúvidas e as vezes até angústia para os pais, mesmo não sendo a primeira experiência.
A primeira coisa que os papais precisam ter em mente é que cada criança tem seu ritmo e ela precisa ter condições de entender o processo de desfralde para que não seja um evento gerador de “traumas” ou transtornos emocionais.
Normalmente por volta de um ano e meio/dois anos a criança começa a falar xixi e cocô.
Nessa fase também inicia o controle dos esfíncteres e a fralda começa a ficar seca por mais tempo, sendo um dos indícios para o planejamento do desfralde.
Tome cuidado para não gerar ansiedade na criança, forçando ou insistindo constantemente para as idas ao banheiro.
Além da questão neurofisiológica, devemos considerar a preparação emocional para esse novo marco, o desfralde exige que a criança esteja disposta e preparada para “crescer”, a sair de um status mais infantilizado e dependente.
Caso a criança frequente a escola ou fique com outra pessoa além dos pais é importante manter os mesmos hábitos e estarem conectados. Paciência e dedicação são as palavras chaves para esse processo.
Dicas importantes:
1️⃣Inclua ela em uma rotina de ir ao banheiro de forma natural, deixe um Penico/troninho com um banquinho (para que não haja esforço para a liberação da urina e da fezes);
2️⃣Use sempre os mesmos termos para xixi e cocô, para não confundi-lá;
3️⃣Se houver escape em roupas ou na cama, não brigue tampouco castigue ;
4️⃣Valorize e elogie cada avanço da criança;
5️⃣Caso perceba que a criança está cansada ou estressada converse sobre irem ao banheiro em outro momento;
*Tome cuidado para não gerar ansiedade na criança insistindo constantemente nas idas ao banheiro.
Texto: @psicomaes Luciane Matos CRP 12/10310
Deise Braga CRP 12/10414