CONFLITOS DA GESTAÇÃO
A notícia de uma gravidez vem acompanhada de uma infinidade de sentimentos, e não se engane achando que nos casos de gestação planejada os sentimentos são somente os definidos como “bons/positivos/saudáveis”.
Mas o medo, insegurança, choro sem explicação, negação e até em alguns casos a rejeição vem no pacote também, é a tão comum ambivalência de sentimentos, uma verdadeira montanha russa, onde muitas vezes surgirão questionamentos como:
Será que estou preparada para ser mãe? Será que realmente era o melhor momento? Será que irei dar conta de tamanha responsabilidade? O que irá mudar na minha vida?
Uma gestação é marcada por alterações hormonais, e esses hormônios fazem aflorar emoções das mais variadas, isso é comum no primeiro trimestre de gestação (dos outros trimestres conversaremos mais adiante ).
Então mamãe não se assuste com essa bagunça emocional, é o teu corpo e mente se preparando para uma grande mudança.
Não deixe o medo dos julgamentos (nos preocupamos muito com o que vão pensar de nós) impedir você de falar o que tem sentido, converse com os familiares com quem você se sente acolhida, ou com os profissionais que estarão te acompanhando e se achar melhor/necessário procure um acompanhamento especializado, não precisamos esconder o que sentimos, tudo isso está longe de ser uma fraqueza.
Lembre-se: falar é terapêutico e a ambivalência materna é nosso direito Autoria: @psicomaes