E essa tal primeira infância?
A etapa mais importante na vida das crianças, segundo pesquisas, é a primeira infância que compreende desde o nascimento até os 6 anos de idade.
É nessa fase que se constrói a base do ser humano, sendo a principal para o desenvolvimento cerebral, onde o cérebro absorve “todo” o conhecimento que lhe é estimulado.
Assim, toda essa construção dos primeiros anos resulta em como se dará a aprendizagem, o comportamento e a saúde ao longo da nossa vida.
Uma base adequada/bem estruturada aumenta as chances de um desenvolvimento saudável, assim como uma base fraca aumenta as chances de dificuldades posteriores.
Interagir com seu filho, trocar ideias, conversar desde bebê são essenciais para o desenvolvimento de circuitos cerebrais saudáveis.
Um ponto a se tomar certo cuidado é referente ao estresse negativo ou tóxico (que incluem a pobreza, negligência, abuso ou depressão materna) nos primeiros anos de vida, como já devemos imaginar, pode prejudicar o desenvolvimento saudável da criança, criar bloqueios ou determinadas dificuldades que irão se manifestar ao longo do desenvolvimento.
A primeira infância então é a base para o desenvolvimento do nosso corpo, do nosso emocional e até de como se dará nossas relações sociais.
Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação facilita o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial e para o nascimento de um adulto mais saudável e equilibrado.