E a vida social, como vai?
Após o nascimento do bebê é difícil pensar em vida social, até pq o olhar, os cuidados e você inteira está voltada para ele e suas necessidades.
Teu corpo e mente estão no puerpério onde fica tudo meio bagunçado, mas mesmo passando o puerpério você se vê imersa em uma rotina de cuidado para os “outros”.
O nascimento do bebê é um evento que modifica toda a vida da mulher e do casal.
E a vida após esse evento tende a ser bem diferente.
Prioridades, amizades, trabalho…
Quando você percebe seu(a) filho(a) já está maiorzinho, se alimentando de outras fontes que não seja apenas a tua e você aos poucos vai retomando o convívio com outras pessoas.
Acreditem, por mais que você não tenha tempo para se relacionar com outras pessoas que não sejam os filhos é importante para sua saúde mental.
A questão é que além de manter algumas velhas amizades irão surgir outras, como a mãe dos amiguinhos do seu filho e até mesmo os amigos do seu filho.
Ao ter um filho fica difícil manter algumas atividades que era habitual, mas é necessário aos poucos retomar algumas delas ou ingressar em novas.
Mas e como?
Já que por momentos vc vai pensar muitas vezes antes de sair de casa “sozinha” com sentimento de culpa e se achando uma péssima mãe.
Em outros momentos irá com o filho como companheiro.
O fato é que um momento de lazer traz benefícios para vc se recompor das atividades diárias.
Algumas opções para auxiliar nesse processo de reintegração a vida social:
Reservar um tempinho para o casal, fazer uma atividade física que goste, cultivar as amizades que tinha e dar espaço para as novas que chegaram, autocuidado e retorno ao trabalho também serão bem vindos.
As opções são muitas, basta escolher aquelas que mais agrada e executá-las sem receio.
Texto: @psicomaes